quinta-feira, 29 de maio de 2014

Chá de Maçã 2

Ácido Ursólico e seus benefícios


Talvez seja um dos maiores benefícios da casca da maçã, o ácido ursólico. Ele foi descoberto em um estudo que buscava jeitos de prevenir a perda muscular que acontece com a idade e em decorrência de doenças. Esse ácido é aquela substância que deixa a maçã brilhosa e ele é responsável pelo fortalecimento muscular, controlar o açúcar no sangue e reduzir a gordura do corpo. Portanto, não espere chegar à terceira idade e evite a atrofia e as limitações de movimentos que são geradas nessa fase da vida. Invista nessa substância que potencializa os hormônios que cuidam da saúde dos músculos. O ácido ursólico é também encontrado no manjericão e na cereja, entretanto é na casca da maçã que está a sua fonte natural mais rica.
Para conhecer os blends com maçã da Casa Chá, clique aqui.

terça-feira, 27 de maio de 2014

Harmonização de chás 6

Mate com pão de queijo
A versão de inverno do clássico das praias cariocas. Perfume seu mate com frutas cíticas e sirva tudo bem quentinho.


quinta-feira, 22 de maio de 2014

Keep Calm and Drink Tea


Para hoje que tá frio...

Cha de Maçã 1

A maçã é uma das mais deliciosas e populares frutas do mundo. Com a polpa suculenta e sutilmente adocicada, é matéria prima para várias receitas de doces e traz um bocado de nutrientes essenciais para a saúde. Mas não é somente a polpa da maçã que é deliciosa e benéfica, pois a casca dessa fruta também é rica em propriedades saudáveis. 



Foi constatado em estudos que comer a casca da maçã ajuda a prevenir derrame cerebral, ataque cardíaco e também retardar o envelhecimento. É nessa parte da fruta que fica a maior concentração de fitoquímicos antioxidantes que fazem com que as chances de aparecerem células tumorais sejam diminuídas, ou seja, menos chances de ter câncer de mama, cólon e fígado. Uma das melhores formas de aproveitar os benefícios dos ingredientes contidos na casca de maçã é através de seu chá.

Para conhecer os sabores da Casa Chá com Maçã, clique aqui.

quarta-feira, 21 de maio de 2014

Chá de Hibisco

O chá de hibisco é preparado com o cálice do botão seco da flor chamada Hibiscus Sabdariffa, que não é aquela espécie de hibisco normalmente encontrada nos jardins. Devido a esta planta, a bebida é rica em substâncias antioxidantes como flavonoides e ácidos orgânicos. Estes nutrientes proporcionam diversos efeitos benéficos, entre eles, a ação diurética, impedindo a retenção de líquidos, e a capacidade de evitar o acúmulo de gorduras, principalmente na região da barriga e quadris.
  
Este último ocorre porque o chá reduz a adipogênese, processo no qual ocorre a maturação de células pré-adipócitas que se convertem em adipócitos maduros, capazes de acumular gordura no corpo. 
Outros estudos apontam que alguns flavonoides presentes na bebida possuem um efeito cardioprotetor e vasodilatador. Assim, as substâncias ajudam a aumentar o colesterol bom, HDL, diminuir o colesterol ruim, LDL, triglicerídeos e a pressão arterial. 
Para conhecer a linha de chás com hibisco da Casa Chá, clique aqui.

terça-feira, 20 de maio de 2014

Chá de Gengibre

Vegetal nativo da Ásia, o gengibre é uma raiz tuberosa usada tanto na culinária quanto na medicina. A planta assume múltiplos benefícios terapêuticos: tem ação bactericida, é desintoxicante e ainda melhora o desempenho do sistema digestivo, respiratório e circulatório. O gengibre também é um reconhecido alimento termogênico, capaz de acelerar o metabolismo e favorecer a queima de gordura corporal.
é um pouco feio, mas é otimo!! =)
Chás que contenham gengibre, além de muito saborosos, mantém as propriedades da raiz!

Para conhecer os chás da Casa Chá que tem gengibre, clique aqui.

segunda-feira, 19 de maio de 2014

Chá de Hortelã

Um chá cheio de benefícios

Como toda planta medicinal, existe a forma correta de se utilizar a hortelã, que, por sua vez, é geralmente aproveitada na forma de chá, mas também podendo ser utilizada como inalação ou tempero para comidas. O chá da hortelã, além de ser um afrodisíaco segundo o povo árabe, é um ótimo auxílio para quem deseja perder aqueles quilinhos a mais, e esta não é uma história da carochinha, sua eficácia em dietas já foi comprovada em estudos universitários. A planta também é rica em vitaminas A e C, além de ser fonte de ferro, que faz bem para o sangue e cálcio, que é a base da formação de ossos e dentes.

A hortelã possui também propriedades antioxidantes, ajuda a conservar o colágeno da pele e cabelo e é uma estimulante do sistema digestivo. Seu chá é utilizado no tratamento de tosses e resfriados,cólicas, problemas de estômago e diarreias, além de é claro dar uma melhorada significativa no hálito de quem o consome.

Preste Atenção

Por fim, é sempre bom lembrar que é preciso ter cuidado no consumo de plantas medicinais. As mesmas não podem ser usadas de modo irrestrito e por conta própria quando se fala de algum tratamento à base destas plantas.

Para conhecer os produtos com hortelã da CASA Chá, clique aqui.

quinta-feira, 15 de maio de 2014

Harmonização de chás! 5

Hortelã com bolo branco com damasco ou pêssegos

Harmonização das mil e uma noites. Faça o chá bem docinho, como os marroquinos.

Conheça os sabores da CASA Chá, clique aqui.

quarta-feira, 14 de maio de 2014

História do Chá

Um pouquinho de história para debater enquanto tomamos uma bela xícara de chá!


Os países com mais longa tradição no emprego do chá,  são a China e a Índia, onde o registro sobre o uso de plantas curativas data de aproximadamente 1.500 a.C. De acordo com o médico Alexandros Spyros Botsaris, autor da obra As Fórmulas Mágicas das Plantas, o livro mais antigo sobre fitoterapia de que se tem conhecimento é o Shen-Nung Pen Ts' Ao Ching, escrito pelo imperador chinês Shen Nung, eixstem várias lendas sobre a origem do chá, abaixo citamos duas.



A Lenda de Shen-Nung (o Divino Agricultor)

Conta a lenda que o imperador Shen Nung, era um competente governante, um cientista criativo e patrocinador das artes, ensinou práticas agrícolas e  também o uso de medicamentos à base de plantas. As suas leis esclarecidas incluíam, entre outras coisas, a obrigatoriedade de, por razões de higiene, se ferver toda a água para beber. Quando estava catalogando plantas pelo seu país, em dado momento após uma longa caminhada descansava embaixo de um arbusto, mandou que colocassem  água para ferver, pois estava com sede, então enquanto aguardava a fervura percebeu que o vento havia soprado folhas que caíram do arbusto dentro do caldeirão, estudioso resolveu experimentar a infusão, ficou maravilhado com o resultado, o arbusto em questão era a camelia sinensis, um arbusto que cresce em variadas partes da Ásia, dessa forma nasceu o chá.

terça-feira, 13 de maio de 2014

Chá para emagrecer

Tomar chás diariamente é um dos segredos para quem quer emagrecer e perder indesejáveis gordurinhas. Ter o hábito de consumir a bebida ajuda a acelerar o metabolismo, o processo da digestão, a desintoxicação do organismo e a não reter líquidos. Saiba quais ervas auxiliam a sua dieta e como prepará-las corretamente para ter eficiência total. Aproveite o frio e invista no chá.



* As ervas termogênicas auxiliam na aceleração do metabolismo, queimando calorias. Algumas ervas têm ação lipolítica, ou seja, quebram moléculas de gordura acumuladas e reduzem os níveis de colesterol. São elas: boldo, carqueja, chás verde e branco, casca de laranja amarga, fucus, guaçatonga, hibisco, e salsaparrilha. *


Conheça a linha de chás da CASA Chá, clique aqui.

Rock N' Tea

Vai um Chazinho?


segunda-feira, 12 de maio de 2014

Chá na TV.

O Programa Bem-Estar, da rede Globo, fez uma matéria muito boa falando sobre chás e seu consumo!
Vale a pena dar uma olhada!!



O Chá Branco III

Atenção ao consumo
Segundo a farmacologista e bioquímica, Lucyanna Kalluf, as pessoas sensíveis à cafeína e que têm problemas gástricos, como gastrite ou úlcera, devem evitar o uso do chá. Para hipertensos, o produto também não é recomendado, afirmou ela.
De acordo com informações do site Body + Soul, o chá branco contém cerca de 15 mg de cafeína; enquanto o chá verde tem cerca de 20mg a 30mg e o chá preto cerca de 40mg a 60mg. Mesmo assim, quando há sensibilidade ao estimulante, o chá não deve ser ingerido.


O chá
As folhas são colhidas ainda muito jovens, antes mesmo de começarem a entrar no processo de oxidação e fotossíntese, e estão ainda cobertas por uma penugem esbranquiçada, por isso o nome chá branco.
As três principais variações do chá branco são: agulha de prata - o chá branco de qualidade mais alta, feito a partir dos botões da planta -, peônia branca - contém botões e as folhas e tem o gosto mais forte -, sobrancelha vida longa - feita a partir de restos de folhas, após a agulha de prata e peônia branca serem colhidas.

quinta-feira, 8 de maio de 2014

O Chá Branco II

De acordo com o site Body + Soul, um estudo de 2009, da Universidade UK do Reino Unido, descobriu que as propriedades anti-inflamatórias e antioxidantes do chá branco poderiam reduzir os riscos de doenças cardíacas, alguns tipos de câncer, artrite reumatoide e retardar a quebra de elastina e colágeno da pele. Segundo pesquisas da Universidade do Estado de Oregon, o alto teor de polifenóis do chá branco faz com que ele seja mais eficaz do que o chá verde na inibição de mutações do DNA, prevenindo o câncer.



O Chá Branco serve muito bem gelado!
No combate ao câncer e a outros problemas de pele, o chá branco também é eficiente. Segundo Lucyanna, o composto protege a pele dos efeitos nocivos do sol e melhora a defesa das células contra os raios ultravioletas B ¿ responsáveis pela vermelhidão. "O chá também age como um antigripal, previne a formação de placas e cáries nos dentes", completou.

Conheça os sabores de chá branco na CASA Chá, clique aqui.

quarta-feira, 7 de maio de 2014

Harmonização de chás! 4

Chá Verde com pão de ló



OK, na foto, a cobertura do bolo não é das mais leves...

Combinação equilibrada, comum no Japão desde o século XVI. Foi levado para Europa pelos portugueses e é chamado de "castela". A textura do pão de ló tem que ser bem fofinha. Para dar um charme, arrisque uma cobertura leve de chocolate

Para conhecer a linha de chás verde da CASAChá, clique aqui.

terça-feira, 6 de maio de 2014

O Chá Branco I

Chá branco é o menos processado entre todos os outros


O chá branco, cultivado na província chinesa de Fujian, auxilia no emagrecimento, equilibra o sistema imunológico, combate os radicais livres e tem efeito antioxidante, de acordo com a farmacologista e bioquímica Lucyanna Kalluf. Mas estes são só alguns dos inúmeros benefícios do produto chinês. "O chá branco também diminui o colesterol ruim, fortalece as artérias e previne problemas cardiovasculares", enumerou Lucyanna.

O poder do produto se deve a ele ser o chá menos processado entre os demais e as folhas serem apenas cozidas e secas, diferente dos chás verde e preto, segundo informações do site Body + Soul. De acordo com Luciana, o chá branco concentra uma quantidade surpreendente de polifenóis e catequinas - antioxidantes termogênicas capazes de acelerar o metabolismo. "Para preservar estes princípios ativos, o processo de secagem é 100% natural e as folhas não são fermentadas ou torradas", explicou ela.

Conheça a linha de chás branco da CASA Chá, clique aqui.

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Chá Verde emagrece?? V

Ponderações e Conclusão
Não cabe pensar que o chá verde é uma pílula mágica que vai fazer você emagrecer rápido. O aumento do metabolismo por ele promovido é de mais ou menos 4%, ou, por volta de, 100 calorias por dia, o que não contribui tanto para uma perda de peso acelerada.
Também pode haver um efeito colateral de retenção líquida em quem está usando dietas muito restritivas ou táticas para perder peso de forma acelerada, devido à ação desidratante, especialmente da cafeína presente no chá verde, e isso pode fazer seu organismo recuperar peso.
Outras orientações gerais sobre o chá verde: Evitar ingerir junto com refeições, especialmente quando ricas em ferro, pois o tanino contido no chá verde pode atrapalhar a absorção deste; quem tem gastrite, assim como no caso da cafeína, deve tomar cuidado; gestantes e lactantes devem evitar o chá verde; e pelo efeito estimulante, quem tem insônia deve evitar a ingestão após as 4 da tarde.

Mas no geral, somado ao fato que ao beber chá verde, você está deixando de beber outras bebidas calóricas e prejudiciais à sua dieta, ele pode ser um grande aliado para quem quer emagrecer de forma saudável. E claro que precisa ser associado com uma reeducação alimentar adequada e a prática de atividade física.

Conheça a linha de chás verde da CASA Chá, clique aqui.

sexta-feira, 2 de maio de 2014

Harmonização de chás! 3

Mix de ervas (camomila, melissa, erva-doce, etc.) com maçã

Relaxante, ideal para tomar depois do almoço, em dias frios com muito sol. Prove com sobremesas à base de maçã, como strudel, tortas e bolos.


Conheça os sabores de Mix de ervas da CASA Chá, clique aqui.